Qualidade de vida e bem-estar em ambientes corporativos

Quando usamos o termo qualidade de vida basicamente nos referimos a algo subjetivo, pois, são aspectos percebidos por cada pessoa, por exemplo, para um a qualidade pode ser dormir até tarde aos finais de semana, enquanto para outros é justamente o contrário.  

A qualidade de vida de alguém está relacionada a um conjunto de fatores que colabora com o bem-estar físico, mental e emocional de cada pessoa. O contexto em que ela se encontra também exerce grande influência, seja ele positivo ou negativo.

O ambiente corporativo não é muito diferente e mesmo se a vida pessoal estiver ótima, estresses no trabalho podem deixar a situação desequilibrada. Como assim? Bem, o trabalho é apenas uma parte da vida das pessoas e essas mesmas pessoas compõem a força de trabalho de uma empresa. Logo, uma mudança que afete qualquer uma delas afetará todo o ciclo.

O ambiente físico pode e deve ser considerado como elemento na prevenção de doenças devendo ser analisado e adaptado ergonomicamente, entre outros aspectos que atendam às legislações. Podemos mencionar também, a interação relacional como prevenção no adoecimento físico, mental e emocional. As conexões humanas estão cada vez mais valorizadas e conceitos como empatia, altruísmo e gratidão vem sendo cada vez mais abordados neste processo do relacionamento.

O cenário parece que ficou perfeito, um excelente ambiente físico e boa interação entre os colaboradores, mas não, pois, por outro lado temos uma verdadeira sobrecarga de informações, metas, prazos, entre outros. Diante disto, como manter o foco, a atenção, a concentração e não deixar que o estresse prejudique nossa saúde?

Antes desta abordagem, vamos conferir as estatísticas:

❌ O Brasil é o segundo país do mundo no ranking em pessoas estressadas;

❌ O estresse é a terceira maior causa de afastamento no trabalho;

❌ Pesquisas apontam que em 2020 se tornará a primeira causa de afastamento;

❌ 9 em cada 10 brasileiros no mercado de trabalho sofrem com os sintomas de estresse.

Como consequências para a saúde, observamos um aumento de ansiedade, angústia, depressão, problemas na pele, dores, insônia, baixa produtividade, envelhecimento precoce, entre outros. Estes dados alarmantes nos revelam como é importante e urgente investirmos em qualidade de vida e bem-estar nas corporações. São elementos essenciais para empresas que querem colaboradores mais motivados e produtivos e também para manter profissionais que almejam evoluir como pessoas e crescer profissionalmente.

Estes dados alarmantes nos revelam como é importante e urgente investirmos em qualidade de vida e bem-estar nas corporações. São elementos essenciais para empresas que querem colaboradores mais motivados e produtivos e também para manter profissionais que almejam evoluir como pessoas e crescer profissionalmente.

Quando a qualidade de vida no trabalho é alta, outros aspectos corporativos também aumentam como a entrega de resultados, engajamento, criatividade, produtividade e a inovação. Sem dúvida, que todos nesta situação só tem ganhos a computar!

 


 

 

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